• As queratoses actínicas são também denominadas queratoses solares, por sua relação direta com a exposição solar intensa, contínua e prolongada. O dano solar, ou actínico, é causado pela radiação ultra-violeta. Portanto são mais comuns em pessoas de pele clara, em áreas de maior exposição solar como na região facial e geralmente após a quarta década de vida.
  • São hiperqueratoses, crostas de cor da pele, bege ou amarronzadas e podem evoluir de 3 formas:

– permanecer como estão.

– regredir espontaneamente.

– evoluir para câncer da pele (na forma de um tumor maligno chamado Carcinoma Espinocelular) .

  • Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as queratoses actínicas são a quarta maior queixa dermatológica nos consultórios, portanto um problema importante de saúde pública.
  • É muito difícil prever precisamente qual a porcentagem de lesões terão evolução maligna. Em uma recente revisão da Associação Britânica de Dermatologia um estudo sugere, que se um indivíduo for portador de 7,7 queratoses actínicas (um número determinado por comparação de vários estudos) terá chance de desenvolver Câncer Cutâneo em um período de 10 anos.
  • Estes dados cartesianos sobre queratoses actínicas servem apenas para nos dar uma ideia da gravidade de uma doença e para balizar estudos científicos; no entanto, se considerarmos que a maioria dos Carcinomas Espinocelulares têm origem em queratoses actínicas é importante indicar seu controle e tratamento.
  • O melhor tratamento é o preventivo, através da proteção solar: horários adequados de exposição solar, vestimentas (principalmente chapéu sombreando também nariz e orelhas) e protetor solar.
  • O tratamento da queratose actínica é pouco agressivo, pois é uma lesão pequena e superficial e pode ser feito pela destruição da lesão individual (eletrocauterização ou crioterapia, por exemplo), ou até mesmo, tratar áreas maiores com muitas queratoses actínicas (tratamento de campo) pelo uso de medicações tópicas ou terapia fotodinâmica.

Muitas crostas e queratoses (“casquinhas”) podem parecer queratoses actínicas e são apenas lesões benignas, sem motivo para maiores preocupações. Caso tenha alguma lesão suspeita procure um médico, se possível especialista em dermatologia.

Instagram