A cada 5 anos ocorre o World Congress of Dermatology, reunindo todas as Sociedades Mundiais de Dermatologia. É o maior evento Científico desta Especialidade. Tive a oportunidade de apresentar a Palestra: Cirurgia Micrográfica de Mohs no Brasil. A Cirurgia de Mohs é uma técnica cirúrgica onde o controle da retirada do tumor (verificação de margens livres de tumor) é realizado durante o ato operatório e oferece a maior eficácia na remoção cirúrgica de tumores malignos da pele, com a melhor preservação de tecido saudável. A convite do colega Brett Coldiron dos Estados Unidos, compartilhamos conhecimentos com Cirurgiões Dermatológicos de diferentes continentes.
Este evento destacou-se também pelas novidades nas técnicas de imagem.Antes disponível apenas para outras especialidades médicas, o estudo da pele através da ultrassonografia de alta resolução, a dermatoscopia (avaliação de lesões cutâneas por lentes e iluminação especial) e principalmente a microscopia confocal(microscopia à laser), permitem uma avaliação da pele auxiliando no diagnóstico especialmente no câncer da pele. O microspopia confocalna forma chamada “ex-vivo”, muito provavelmente será um equipamento de muita utilidade na já mencionada Cirurgia de Mohs.
Esta técnica já é rotina em destacados serviços de Oncologia Cutânea em Barcelona (Espanha) e Modena (Itália).
Milão é uma cidade histórica onde comemorando o Sesquicentenário do Gênio Leonardo da Vinci, suas obras até hoje são de uma vanguarda artística e científica. A arquitetura dos descendentes de Da Vinci e Michelangelo alternam o antigo e o novo de uma forma indescritível. A abertura do Congresso foi com a Orquestra Sinfônica do “Scala di Milano” e o encerramento foi no Castelo Sforzesco, com uma apresentação teatral sobre Da Vinci numa fusão de história, teatro e alta tecnologia.