- Na última década observamos um avanço excepcional no tratamento dos tumores malignos cutâneos em especial o melanoma, o câncer da pele mais agressivo e letal destas neoplasias.
- Medicamentos chamados de “imunológicos” que atuam na resposta imune do paciente para atingir as células agressoras e as terapias denominadas “alvo”, que atingem de forma muito específica e direta estes tumores, além de aumentar a sobrevida, diminuíram os efeitos colaterais destes tratamentos.
- Estas novas drogas substituíram tratamentos menos eficazes e com efeitos colaterais exacerbados, em especial no tratamento do melanoma metastático.
- Outros tumores como o carcinoma basocelular, menos agressivo, porém muito comum e tumores agressivos e raros como o Carcinoma das células de Merkel e o Dermatofibrosarcoma Protuberans, tiveram sua caracterização e abordagem terapêutica também modificadas por estes recentes avanços.
- Para uma melhor compreensão e aplicação destas novas terapias e principalmente para uma integração multidisciplinar entre diferentes especialidades dedicadas ao estudos do câncer da pele, o HOSPITAL SIRIO LIBANÊS realiza seu II Simpósio Internacional de Oncologia Cutânea.
Convidados internacionais
- Axel Hauschild – Dermatologia | Alemanha
- Michael A. Postow – Oncologia Clínica | EUA
- Robert Andtbacka – Cirúrgia Oncológica | EUA
O Dr Luis Fernando Tovo sente-se honrado em participar deste Simpósio, também contribuindo com a seguinte apresentação:
“Rastreamento Populacional e Subgrupos de risco para Câncer da Pele: como identificar e acompanhar”
E convida seus colegas dermatologistas a participar deste evento.