Ícone do site Tovo Dermatologista – Dr Luís Fernando Tovo

Dermatologia na Adolescência – Dr Tovo Luis Fernando Tovo clinica tovo dermatologia

  • A explosão hormonal necessária para o crescimento e diferenciação sexual na adolescência leva a efeitos colaterais de menor ou maior intensidade que são quase uma regra no período mais romântico e conturbado de nossas vidas. A música HELP dos Beatles transmite a intensidade, ansiedade e beleza desta fase inesquecível.
  • À devida atenção e forma como estes problemas são abordados e  conduzidos, podem determinar uma disciplina de cuidados, que quando adotados de forma correta, mesmo simples,  podem fazer uma grande diferença na vida de um jovem na adolescência.
  • Na área dermatológica as modificações são desejadas, como em todas as outras de nosso comportamento biológico, porém alguns efeitos colaterais nesta fase são comuns como:
  • Acne
  • Aumento de pêlos
  • Bromidrose (Caracterizado por mau cheio ou suor excessivo na região das axilas e dos pés).

A boa notícia é que esses efeitos colaterais indesejados que podem ser controlados.

 

  • Acne: quando  leve a moderada, o tratamento com esfoliantes associados a antibióticos tópicos ou até mesmo sistêmicos, soluciona a grande maioria dos casos. Casos avançados e rebeldes ao tratamento convencional, respondem bem à Isotretinoína Oral e para os casos com lesões cicatriciais, a terapia a laser é um excelente coadjuvante, quando bem indicado. O tratamento para acne é sempre personalizado.
  • Aumento de Pêlos: O aumento de pêlos e surgimento de pêlos indesejáveis é normal e os pacientes devem ser orientados neste sentido. Para os raros casos de hipertricose (muitos pêlos) o tratamento à laser é uma excelente indicação. O uso de anestésicos tópicos de boa qualidade antes do tratamento diminuem a sensibilidade e tornam o procedimento mais tranquilo e indolor e ainda mais aceitáveis para os jovens nesta fase.
  • Bromidrose: O aumento do odor axilar é também esperado, muitas vezes é confundido com excesso de odor pois isto antes não havia, e o uso de desodorantes associados a ativos antiperspirantes são uma boa solução para este incômodo, que geralmente é temporário, mas que podem causar constrangimentos em algumas situações.

Sair da versão mobile