Em um descontraído Bate Papo do UOL, Dr Tovo esclareceu muitas dúvidas sobre questões envolvendo os mais diversos assuntos relacionados à dermatologia, confira algumas perguntas e respostas:
Pergunta: Sou portador de Psoriase e gostaria de informaçoes e conselhos sobre a melhor maneira de aproveitar o sol mesmo tendo este tipo de doença. Qual fator de filtro devo usar ou simplesmente…. esqueça sol e praia?
Resposta: Você não precisa esquecer o sol e a praia. Lembre-se que o sol antes das 10:00 e depois das 15:00 pode ajudar no seu quadro de psoriase e neste horário os efeitos carcinogênicos da radiação ultra-violeta são diminuidos. Permanecendo por tempo prolongado ao sol utilize proteção solar.
Pergunta: Sou muito, muito branca e minha mãe, inclusive, tem câncer de pele. Mesmo tomando sol e passando vários produtos, não consigo amortenar nem um pouquinho de nada. O que me sugere?
Resposta: As pessoas de pele clara que toma sol e tem dificuldade em adquirir “bronzeamento” são as mais propensas ao envelhecimento cutâneo precoce e ao desenvolvimento do câncer de pele. No seu caso, com história de câncer de pele na família, o cuidado deve ser redobrado. Realmente as indicações já mencionadas sobre o horário de sol mais intenso, uso de foto-protetor e chapéu durante períodos de exposição solar são importantes principalmente no verão. Não se preocupe em adquirir um “bronzeado”. a cor saudável é a cor natural da sua pele.
Pergunta: Gostaria de saber algumas informações sobre pintas, pois tenho uma no rosto de aproximadamente 1,5cm. Seria bom uma cirurgia para retira-la?
Resposta: Todos temos pintas. O fato de você apresentar um grande número delas requer atenção para alguns detalhes. As pintas com maior potencial de transformação maligna são pintas geralmente maiores do que 6mm (o tamanho da circunferência posterior de um lápis), assimétricas, apresentam bordas irregulares e cores variadas. É importante lembrar que muitas lesões benignas (não carcinomatosas) podem também apresentar estas características. Caso apresente uma pinta com essas características, procure um especialista. Se você não tiver oportunidade de consultar um médico particular.
Pergunta: Qual o fator de protetores solares indicado para crianças?
Resposta: Vários estudos tem demonstrado que o fator mínimo ideal para proteção solar é o fator 15. O aumento da foto-proteção a partir deste fator não é um aumento equivalente ao número registrado. Utilize foto-proteção 15 ou maior, mas você aumentará mais esse fator complementando a proteção 15 com um chapéu e uma camiseta.
Veja o bate papo completo acessando o Histórico no UOL