Foi nesta semana que o encerramento do Curso de Pós-Graduação em Oncologia Cutânea do Hospital Sírio-Libanês formou sua primeira turma que tive a satisfação e o orgulho de ter 3 orientandas com brilhantes publicações em seus trabalhos de conclusão do curso:

– a Dra. Débora Barcellos compilou Diretrizes Internacionais sobre o
tratamento do Melanoma Cutâneo com a finalidade de elaborar um Manual prático para que colegas médicos venha a abordar o Melanoma dentro das condutas mais atuais e seguras para o paciente de uma forma prática e exequível em qualquer local do país.

– a Dra. Karen Scherer Bastos estudou o risco do desenvolvimento de Linfomas
em pacientes com psoríase ligados às atuais terapias com imunobiológicos. Por ser uma doença com características inflamatórias e proliferativas esta era uma preocupação constante tanto para médicos como para pacientes. Ao que indica a Literatura Revisada estas drogas não vem a aumentar o risco para o desenvolvimento de Linfomas, felizmente.

– e a Dra. Bruna Biagini apresentou uma revolucionária técnica de imagem à
laser que permite a avaliação em tempo real da ressecção de tumores cutâneos malignos, a microscopia confocal ex-vivo: uma técnica que permite durante o próprio ato cirúrgico verificar a completa remoção do tumor, preservando a maior quantidade possível de tecido saudável. Foi uma feliz coincidência ter este brilhante encerramento no dia 05 de Fevereiro, dia do Dermatologista!!!!

Parabéns Doutoras,
Parabéns Hospital Sírio-Libanês!

Clinica Tovo Dermatologia – Dr Tovo Luis Fernando Tovo.