MELANOMA DE UNHAS: MELANOMA ACRAL E SUBUNGUEAL

UM TIPO RARO EM BRANCOS, PORÉM A FORMA MAIS COMUM DE MELANOMA EM NEGROS E ASIÁTICOS.

No dia de hoje ministrei aula na Pós Graduação em Oncologia Cutânea no Hospital Sírio Libanês de São Paulo sobre Melanoma Acral, com sua variante SubUngueal.

Este tipo de MELANOMA tem um comportamento bastante agressivo, tendo talvez como causa o diagnóstico tardio devido à sua localização: regiões de extremidades, palmar, plantar e subungueal.

Em brancos é uma forma pouco comum, mas representa quase 70% dos casos de melanoma no continente africano e 50% entre os asiáticos.

Um caso emblemático foi do ídolo do Reggae Bob Marley, que infelizmente morreu de melanoma subungueal. Quando estabelecido o diagnóstico, foi proposta a amputação do dedo, porém, pela sua filosofia Rastafari, que considera o corpo um templo, onde nem mesmos os cabelos devem ser cortados (daí os longos “dreadlocks”), recusou.

Infelizmente talvez mais que a amputação, um diagnóstico precoce poderia ter ajudado na evolução da doença melanoma de unhas.

Lesões palmo-plantares com cores variadas, assimétricas, com mudança abrupta, ou estrias lineares ungueais largas e irregulares podem ser uma pista no diagnóstico precoce.

É importante lembrar, que muitas lesões benignas também tem estes aspectos com estrias lineares em diferentes grupos étnicos, nevos (pintas benignas) nas extremidades e regiões plantares são mais comuns que lesões malignos; por esta razão, o aparecimento destas lesões não deve ser motivo de ansiedade, mas sim, razão para uma consulta a um dermatologista e, de preferência um EXAME DERMATOSCÓPICO.

 

Clinica Tovo Dermatologia dr Tovo LUIS FERNANDO TOVO Telefone dr Tovo:  32530319 ou  995331300

Instagram