Uma nova alternativa no tratamento das micoses de unhas, onicomicoses sempre bastante resistente aos tratamentos convencionais, está disponível agora na forma de laser e indolor.

As micoses de unhas  são causadas por fungos, cujo crescimento na região ungueal torna-se um transtorno terapêutico. É difícil evitar a resistência dos fungos ao tratamento tópico, através de cremes e esmaltes. A unha funciona como uma capa protetora aos fungos prejudicando a ação das medicações de uso externo. O tratamento sistêmico, ou por via oral é efetivo, porém muito demorado (meses), causando um desconforto para o paciente, além da necessidade da avaliação periódica do metabolismo hepático (fígado).

O desenvolvimento de um equipamento exclusivo para tratamento de micoses de unha, através da utilização de dois “Lasers” com diferentes comprimento de ondas, vem oferecendo bons resultados no tratamento das micoses ungueais. Um dos comprimentos de onda do Laser estimula a perfusão sanguínea no dedo afetado, melhorando as condições de vitalidade do aparelho ungueal, enquanto que o outro laser (outro comprimento de onda) age na destruição do fungo por “fototermólise” seletiva, preservando o tecido são.

1 COMPRIMENTO DE ONDA 1: estimula a perfusão sanguínea do dedo afetado

2 COMPRIMENTO DE ONDA 2: age na destruição do fungo por “fototermólise” seletiva.

Este tratamento para micose de unha, onicomicose, se faz pela exposição dos dedos afetados ao Laser em um equipamento adequado e prático, por meia hora, confortável  e indolor. Geralmente as micoses de unha acometem mais os dedos dos pés, em especial a unha do hálux (“dedão”).

É indicado o tratamento de ambos os pés para profilaxia (evitar contaminação de outras unhas).

Uma avaliação dermatológica prévia é necessária para descartar outros diagnósticos, que possam se confundidos com onicomicose (diagnóstico diferencial).

O uso do Laser no tratamento das micoses de unhas até um passado recente apresentava resultados pouco satisfatórios e até dolorosos.  Esta nova tecnologia, com associação de Lasers, vem demonstrando melhor eficácia terapêutica em poucas sessões (geralmente de 4 a 8) e de forma indolor.