Tratamento Cirúrgico
Câncer da Pele
Tovo Dermatologista – 3253 0319
Tratamento Cirúrgico Câncer da Pele
Tratamento cirúrgico do Câncer da Pele e Técnica de Mohs
O princípio básico do tratamento cirúrgico oncológico é a remoção, ou destruição completa de um tumor maligno.
Pode ser obtida através da “criocirurgia” (congelação extrema), “eletrocirurgia” (cauterização) e de forma preferencial pela remoção cirúrgica através de incisão e sutura, permitindo uma análise do tecido através de exame anatomopatológico para observar a completa remoção do tumor.
A reconstrução da ferida cirúrgica pode ser feita por sutura simples, ou através de técnicas mais elaboradas como enxertos e retalhos cutâneos, afim de conferir a manutenção de funções das áreas acometidas e o melhor resultado estético possível dentro das circunstâncias decorrentes do tratamento.
TÉCNICA DE MOHS
Dentro do tratamento cirúrgico podemos destacar a Cirurgia pela Técnica de Mohs, indicada para casos especiais como tumores recidivados (que voltaram após um primeiro tratamento), ou em áreas onde haja necessidade de menor agressividade nas ressecções, como por exemplo a região peri-orbital.
A técnica permite uma avaliação criteriosa das margens cirúrgicas, através de retiradas sucessivas de camadas de pele poupando o máximo possível de tecido sadio.